Destaque Informações

EPIs para posto de combustível: fique atento!

As Normas Regulamentadoras (NRs) tratam do conjunto de requisitos e procedimentos relativos à segurança e medicina do trabalho.

Elas indicam o uso de alguns Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para proteger o trabalhador de riscos que possam ameaçar a sua segurança e saúde. A utilização de EPIs para posto de combustível não é diferente, e deve ser respeitada.

A segurança no trabalho é uma questão que deve ser levada a sério. Neste post, mostraremos os riscos que um posto de combustível apresenta e alguns EPIs obrigatórios para garantir a segurança dos funcionários. Confira!

Mudanças na NR 20

A NR 20 é uma norma que regulamenta as condições mínimas para oferecer segurança e saúde para os funcionários que atuam em serviços de extração, fabricação, armazenamento, transferência, manejo e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.

O Ministério do Trabalho fez algumas alterações na NR 20: com as modificações, se algum posto for flagrado com irregularidades, por exemplo, pode ser multado e até ter suas atividades interrompidas. Além do uso de EPIs, também é necessário realizar um treinamento sobre a NR 20 com todos os funcionários, por meio de aulas práticas e teóricas.

Fiscalização e execução das normas

Primeiramente, você deve mostrar aos seus funcionários qual a importância da utilização dos EPIs para posto de combustível, indicando que são eles que garantem a segurança durante o período de trabalho.

Após isso, é preciso fiscalizar para se certificar que todos estão cumprindo as normas e se protegendo de acidentes.

Capacitação

O benzeno, um dos componentes da gasolina, é um elemento tóxico e pode ser absorvido por via oral, inalação ou pela pele. É uma substância cancerígena que pode agir sobre o sistema nervoso central, causar leucopenia, irritação gástrica, vômitos e náuseas.

Trabalhadores que realizem atividades com risco de exposição ocupacional ao benzeno precisam fazer um curso de capacitação de, no mínimo, 4 horas de duração com informações a respeito de identificação de situações de risco e medidas de prevenção. Tal capacitação deve ser renovada de 2 em 2 anos.

EPIs necessários para cada função

Os equipamentos necessários diferem de uma função para outra. Veja abaixo algumas das funções dentro de um posto e quais os EPIs indispensáveis para cada uma:

1. Limpeza do posto

Os trabalhadores responsáveis pela limpeza de válvulas, bombas e seus compartimentos de contenção de vazamentos, caixas de passagem e canaletas devem fazer o uso de máscaras respiratórias, luvas impermeáveis e sapatos adequados.

2. Frentista

São os responsáveis por abastecer os veículos dos clientes. Devem utilizar uniforme fornecido pela empresa e calçados adequados.

Para a limpeza de superfícies contaminadas com combustíveis que tenham benzeno em sua composição, como por exemplo quando respinga combustível no veículo durante o abastecimento, devem utilizar luvas impermeáveis apropriadas e toalha de papel.

3. Lubrificação

Trata da troca de óleo e filtros do motor do veículo. Nessa função, é necessária alguma proteção nas mãos para evitar o contato do óleo com a pele. Para isso, existem tanto luvas quanto cremes de proteção.

4. Abastecimento de tanques

Nesse tipo de serviço, o trabalhador deve descarregar o combustível dos caminhões transportadores para o tanque de armazenamento do posto de combustível, há grande risco de contato com o benzeno.

Esses trabalhadores devem utilizar proteção respiratória de face inteira, com filtros recomendados por norma, e equipamentos de proteção para a pele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *